Imagem capa - A magia da Fotografia Documental de Família por Thais Fes
Fotografia Documental

A magia da Fotografia Documental de Família


Fotografia  documental de família é aquela que registra as atividades no momento em  que estão acontecendo, de forma natural e dinâmica. Esse tipo de  fotografia conta, por meio de imagens, a história dessas  pessoas. As fotos são naturais, sem nenhuma direção ou pose. Quanto mais  as pessoas se acostumam com a presença do profissional, mais fácil  conseguir fotos únicas! 


Registrar a emoção de todo os momentos com sensibilidade e com bastantes detalhes é essencial para um bom resultado!




Em um café da tarde, Marina estava brava e dizia: "'agua não, quero pão!"



A fotografia documental pode acontecer em qualquer ocasião desde o registro de momentos mais simples do cotidiano que passam (as vezes) despercebidos mas que valem a pena o registro ou algum momento com algum significado especial, um encontro de família ou quem sabe uma viagem 

 

O importante na fotografia documental é a busca constante da verdade e da beleza na família de forma autêntica e original. São os momentos que sempre são relembrados em encontros seja de família ou amigos.





Vale a pena ressaltar que o registro documental é o verdadeiro legado que você pode deixar para seus filhos e as próximas gerações da sua família!



Alain Laboile é considerado o mestre da fotografia documental e tem como particularidade fotografar apenas a sua família. Por suas imagens tornou-se refência mundial;



 

“Tenho uma prática muito pessoalexclusivamente no meu ambientenão fotografo nem quando viajo. A documentação diária da minha família é um trabalho em tempo integral, não precisei de outras inspirações até agora.” 

Alain Laboile

 


Henri Cartier-Bresson um verdadeiro mestre da fotografia moderna, tanto no fotojornalismo quando na fotografia de rua. Com toda sua dança na procura pelo melhor ângulo, ele consegue mostrar a poesia que passa despercebida nas suas imagens do cotidiano.



Derrière la Gare Saint-Lazare — Foto de Cartier Bresson (1932) um dos registros fotográficos mais famosos do mundo, a maneira que as formas geométricas dançam mesmo que paradas na fotografia, guiam o olhar por um ritmo bem particular daquele momento.



Foi o trabalho de  Renato DPaula  que despertou a minha paixão pela fotografia Documental de Família  é marido, pai e fotógrafo. Essa descrição é importante porque sua família, base de tudo, é a grande inspiração que ele leva para o seu trabalho. “ como não me inspirar com o trabalho de alguém com uma descrição pessoal dessa? 


Sou mãe e todos os dias fico admirada com minha filha (tudo bemela reclama que eu gosto de tirar foto dela dormindo rs mas é um momento tão sublime, onde eu posso ver a “minha baixinha na mais forma mais plena). Mas foram as imagens do cotidiano do Renato e da sua pequena que me inspiraram a começar na fotografia documental de família.



Imagem do Instagram de Renato DPaula

De acordo com  Comunidade mundial de Fotografia Documental de Familia esse tipo de foto preserva a história e a vida familiar, com momentos honestos. Lindamente fotografados. 


Portanto você vai encontrar a magia da fotografia documental quando um fotógrafo se conectar a sua família e ela permitir que o profissional registre de forma única a vida real!


Quer saber um pouco mais sobre o assunto? 


É só me chamar no whatsapp que terei um enorme prazer de esclarecer qualquer dúvida sobre o tema!